A RÁDIO

SedesO sonho de uma emissora de rádio em Patos de Minas começou, na verdade, numa festa religiosa em 1935, em Santa Rita de Patos, hoje Presidente Olegário. Foi lá que Modesto de Melo Ribeiro e seu primo Olavo Amorim adquiriram um microfone, por 150 reis, que era utilizado na publicidade da loja do Sr. Randolfo Pinheiro Borges.

O microfone e o equipamento de som foram instalados em Patos, na Loja Nova, no edifício Ponto Chic, centro da cidade e transmitia uma programação por alto-falantes colocados no famoso “vai-e-vem” da General Osório.

Juntaram-se a Modesto e Olavo, o engenheiro Eurico de Melo Ribeiro, o farmacêutico João Gualberto Amorim Jr. e Nhonhô Corrêa. Este se encarregou de aquirir uma moderna aparelhagem “Philips”, começando aí a Rádio Melhoramentos de Patos, empreendimento que contou com o apoio do povo, do comércio, da indústria e da Prefeitura, na pessoa do então prefeito Camundinho.

Após a legalização no Rio de Janeiro junto ao DIP e DCT e a montagem do transmissor pelo Sr. Bruno Corsini, era inaugurada em 29 de novembro de 1940, a RÁDIO CLUBE DE PATOS S/A, sendo seu primeiro diretor-presidente, Modesto de Melo Ribeiro.

A Rádio Clube de Patos foi a pioneira na radiodifusão do Alto-Paranaíba. Iniciou com um pequeno transmissor, numa sede na Major Gote, fundos da antiga Pharmácia São José. De lá mudou-se para outro ponto da Major Gote, entre as ruas Olegário Maciel e José de Santana, onde começou seus famosos programas de auditório.

Prédio da ClubeAtualmente, a Clube está instalada na Avenida Getúlio Vargas, 142, centro. É a Rádio Clube de Patos, ZYL-302, com 10 mil watts de potência. Os transmissores se situam no Bairro Coração Eucarístico.

 

PROGRAMAS

Incontáveis foram os programas que fizeram até hoje a história de LIDERANÇA e CREDIBILIDADE da emissora. Poderíamos citar, como exemplo: FALA PATOS DE MINAS, Rádio Atrações B-4, Cofre de Recordações, Só para Crianças, Agência Musical, Noite Alegre da Juventude, Carnet Social, BG das Paradas, O Café das Quatro e dezenas e dezenas de outros que também fizeram história e escola no Rádio regional.

Ainda hoje: BOLA NA REDE, RADAR e outros programas de sucesso, apresentados por competentes comunicadores, são responsáveis pela audiência inquestionável da Rádio Clube.

Na programação atual, a ênfase é para o jornalismo, com reportagens “ao vivo”, entrevistas, debates e uma completa programação esportiva, além dos programas com a participação direta do ouvinte.

 

CAMPANHAS

Campanhas de Folias de ReisA Rádio Clube de Patos participa dos grandes momentos da vida de Patos de Minas e região, tendo liderado importantes movimentos.

No campo social, desde a década de 60, a Emissora promove a Campanha de FOLIAS DE REIS, cedendo graciosamente espaços em sua programação entre os meses de janeiro e maio, arrecadando, com a ajuda dos “foliões” e do povo, recursos financeiros para o Dispensário São Vicente de Paulo, que assiste aos mais necessitados. 

Este movimento, iniciado por Patrício Filho, com o apoio de Sebastião Alves do Nascimento (Binga) e com o aval da diretoria da Rádio Clube, na pessoa de Dona Coracy e Elmiro Nascimento, tem seqüência hoje com o comando de Walico Pereira.

Por isso que esta é uma rádio “abençoada”, pelo senso de humanidade, exercendo sempre a cidadania e não se esquecendo do mais importante: O RESPEITO AO OUVINTE.

 

LOCALIZAÇÃO

Rádio Clube de Patos - Patos de Minas - Liderança e Credibilidade
Av. Getúlio Vargas, 142 - Centro - CEP: 38700-128 - (34) 3818-1700 - clubeam@clubeam.com